Você já deve ter ouvido ao menos uma vez na vida a frase “Menos é mais”, e o responsável direto pelo conceito foi Dieter, que resume sua metodologia de design com a frase “Weniger, aber besser”, que significa “Menos, porém melhor”. Além do trabalho incrível que resultou em peças memoráveis, ele estabeleceu 10 princípios, ou mandamentos, para o bom design. E acredito que eles exprimam bem o que é e como chegar nele:
1 – Inovador As possibilidades de inovação não estão, de forma alguma, saturadas. O desenvolvimento tecnológico está sempre oferecendo novas oportunidades de inovação no design. Mas o design inovador sempre se desenvolve paralelamente à tecnologia inovadora, e nunca pode ser um fim em si mesmo.
2 – Torna o produto útil Um produto é comprado para ser usado. Ele tem de satisfazer determinados critérios, não apenas funcionais, mas também psicológicos e estéticos. O bom design enfatiza a utilidade do produto sem ignorar algo que possa prejudicá-la.
3 – Estético A qualidade estética de um produto é essencial para sua utilidade, pois os produtos são utilizados todos os dias e têm efeito sobre as pessoas e o seu bem-estar. Apenas objetos bem executados podem ser belos.
4 – Torna o produto compreensível Ele esclarece a estrutura do produto. Melhor ainda, ele pode determinar claramente a sua função, fazendo uso da intuição do usuário. Na melhor das hipóteses, ele é autoexplicativo.
5 – Discreto Produtos que satisfazem um propósito são como ferramentas. Eles não são objetos de decoração nem obras de arte. Seu projeto deve, portanto, ser neutro e contido, para dar espaço à auto expressão do usuário.
6 – Honesto Ele não faz um produto parecer mais inovador, poderoso ou valioso do que ele realmente é. Ele não tenta manipular o consumidor com promessas que não possam ser cumpridas.
7 – Durável Ele evita estar na moda e, portanto, nunca aparece antiquado. Ao contrário do design de moda, dura muitos anos – até mesmo atual sociedade do descarte.
8 – Minucioso Nada pode ser arbitrário ou deixado ao acaso. Cuidado e precisão no processo de design mostram respeito para com o consumidor.
9 – Amigo do meio Ambiente O Design tem uma importante contribuição na preservação do meio ambiente. Conserva recursos e reduz a poluição física e visual durante todo o ciclo de vida do produto.
10 – Mínimo design possível Menos, porém melhor – porque concentra-se nos aspectos essenciais e os produtos não estão sobrecarregados com os não-essenciais. De volta à pureza, de volta à simplicidade.