No último post, eu falei sobre os benefícios para a saúde e produtividade dos colaboradores, proporcionadas pelas "standing desks", ou as "mesas em pé", que são aquelas mesas com ajuste (manual ou elétrico) de altura do tampo. No entanto, para que possamos usufruir de todos os benefícios deste tipo de mesa, é importante saber ajustar a mesa. Afinal de contas, até o momento só precisávamos saber ajustar a altura da cadeira, não é mesmo?
Eu já fiz um post, de como devemos ajustar a nossa cadeira (altura do assento, inclinação do encosto, altura do apoio da lombar e do apoio de braços), porém, com a possibilidade de ajustarmos a altura do tampo da mesa, essa "equação" muda um pouco. Afinal de contas, por vezes (quando usamos mesas com altura fixa), eventualmente abrimos mão do ajuste adequado para os braços, em detrimento do ajuste correto para as pernas. Em outros casos, priorizamos o ajuste correto dos braços, deixando as pernas mais esticadas e por fim, para os casos extremos, adotamos o uso de apoios para os pés.
Com o uso das mesas com ajuste de altura, mesmo na condição para uso sentado, a "fórmula" para o ajuste da cadeira se altera, visto que a mesa passa a fazer parte da "equação". Assim sendo, vamos para o nosso "roteiro" de ajustes para do posto de trabalho, começando pela mesa na posição de uso sentado. Caso a sua mesa possua ajuste elétrico de altura, com possibilidade de "salvar" na memória, esta será a condição "sentado". E para isso, precisamos primeiro ajustar a cadeira:
01 - Altura do apoio da lombar
02 - Altura do assento
03 - Inclinação do encosto
04 - Altura do apoio de braços
05 - Altura do tampo da mesa
06 - Altura do monitor
07 - Distância do monitor
08 - Verificação do apoio de punhos
Feito o "setup" da mesa para uso com cadeira, agora podemos partir para a posição "em pé". Esta parte, é bem mais simples, visto que agora só temos uma variável, que é a altura do tampo da mesa. Para isso, basta nos levantarmos, e subirmos o tampo da mesa, até que os nossos cotovelos formem um ângulo de 90°, enquanto mantemos os antebraços apoiados no tampo da mesa. Feito isso, se o ajuste para a condição sentado estiver correta, todos os demais parâmetros (altura do monitor, distância do monitor, e apoio para os punhos), serão válidos também na posição em pé.
A última variável, é a distância que iremos manter da mesa. Para isso, precisamos simular a posição de digitação, mantendo uma distância em que os nossos cotovelos formem um ângulo de 90°. Feito isso, podemos ajustar a distância do monitor, de um jeito que ao esticarmos os braços, seja possível tocar com a ponta do dedo a tela do computador.
Pronto! Com esses poucos ajustes, conseguiremos manter uma postura correta e saudável, usando a nossa "standing desk" de maneira ergonomicamente correta.
P.S.: Se você quer aprender (ou relembrar), em como devemos ajustar a nossa cadeira de trabalho, dá uma olhada neste outro post, que eu tenho certeza de que vai te ajudar bastante...
Comments