As pessoas são peças fundamentais para a boa gestão. Mas conquistar o comprometimento dos colaboradores não é tarefa fácil. Treinar, repassar os valores, os objetivos e a cultura da empresa, orientar sobre os processos e os padrões de trabalho são atividades que consomem tempo. As empresas investem recursos no treinamento de seus funcionários e, muitas vezes, percebem que prepararam equipes para os concorrentes.
A retenção de talentos é, portanto, fator-chave para não perder os investimentos feitos em capacitação. Nesse cenário, as micro e pequenas empresas levam vantagem, pois os líderes estão mais próximos dos colaboradores.
Na internet, diversas páginas e Blog's tem listas de 10, 6 ou 8 dicas para reter talentos, que variam em conteúdo. Mas em todas as páginas que visitei, um item constava em todos os sites:
"Ambiente de trabalho"
O ambiente de trabalho, desempenha um papel de destaque para reter talentos. As pessoas precisam sentir que o ambiente de trabalho é acolhedor e feliz.
É possível melhorá-lo em pelo menos dois aspectos: decoração e clima organizacional. O primeiro diz respeito à estrutura física e o segundo à administração de pessoas.
Em muitas empresas, a própria decoração e disposição do mobiliário faz com que as pessoas tenham a ideia de que o local de trabalho é um ambiente frio e despersonalizado, o que contribui para que elas não se sintam realmente acolhidas naquele espaço.
Permitir um certo nível de personalização e inserir objetos que tornem o espaço mais humanizado contribui para que as pessoas tenham a percepção de um ambiente receptivo. Quando os profissionais se sentem bem em um lugar, eles produzem melhor e desejam permanecer.
Se você, assim como eu, acredita na importância de criar um bom ambiente de trabalho para seus colaboradores, entre em contato e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.
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