No momento em que a cidade de São Paulo se torna mais cinza. Que tal, trazer o grafite para dentro dos escritórios? O graffiti saiu do conceito marginal e ganhou o mundo tornando-se manifestação artística e de comunicação. Na arquitetura e design o grafitti também está conquistando o seu espaço, sem perder a sofisticação. Ele visa deixar o ambiente residencial ou empresarial mais íntimo, descontraído. Para isso, o grafiteiro Gustavo “Nénão”, reconhecido internacionalmente por seus traços e cores, materializa o que cada cliente imagina para integrar a parte decorativa de forma íntima, social e prática, com fidelidade à ideia proposta. A diversidade do artista chamou a atenção do arquiteto Adriano Stancati, co-fundador do escritório de arquitetura e design de interiores Guardini Stancati. “No nosso escritório, um trabalho realizado com graffiti deixou o clima e o ambiente mais leve, além de inovar”, conta. Com uma criação livre e que não se prende a um padrão, o escritório que está no mercado há 19 anos e tem sede no Brasil e em Miami, traz, para cada projeto, uma proposta diferenciada de funcionalidade e sofisticação. O escritório assina ambientes nas principais mostras do país e no exterior, obtendo reconhecimento em grandes premiações, como Casa Cor e Campinas Decor. Entre os elementos utilizados, o graffiti pode ser aplicado como uma ferramenta de decoração para agregar ao desenvolvimento dos projetos. Para Stancati, “o graffiti como decoração é uma arte viva, que sai das limitações da moldura de um quadro. É uma coisa calorosa e que traz um sentimento, indiferente da sua cultura ou realidade”. É necessário que o artista saiba desenvolver um grafitti que harmonize com o ambiente e que ele entenda as preferências do cliente. Por esse motivo o arquiteto gosta de trabalhar com o Nénão. “Ele te escuta, busca referências e realmente analisa o que é ideal. Para ter harmonia, é importante integrar tudo o que é colocado em pauta para trazer aquilo para a nossa realidade, fidelizando todas as ideias sem deixar de expressar os traços do artista ”, explica o arquiteto. Em projetos que envolvem grafitti, para obter melhores resultados, satisfação do cliente, é necessário pensar em alguns pontos que podem guiar o trabalho, além da proposta inicial e as preferências do cliente. “Para serem ideais, os desenhos precisam se adaptar ao ambiente sem roubar a cena, e com uma proporção adequada. Seja em um ambiente comercial ou residencial, é necessário pensar na técnica, mas também na infraestrutura“, diz Nénão. Como artista, o grafiteiro espera que os projetos atendam às expectativas dos clientes, mas que também componha algo em que o observador se identifique e aprecie cada detalhe. “Na minha casa, o Nénão fez um trabalho em que eu consegui eternizar os integrantes da minha família. Isso transcendeu e me aproximou de cada um deles, já que muitos estão sempre viajando a trabalho. Antes, o que era uma parede cinza, hoje eu olho e vejo a minha família junto comigo. É uma alegria que eu não consigo descrever”, conclui Stancati. Sobre o artista Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC – Campinas, Gustavo ‘Nénão’ desenvolve trabalhos com graffiti desde 1994. A partir de um hobby, sua carreira profissional teve início em 2003 e, desde então, já fez projetos para grandes marcas, além de países como Chile, Bolívia, Argentina, Espanha, Holanda, Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Itália e USA que se renderam aos seus traços e cores. Embaixador da Casa Ronald McDonald, suas obras contribuem com a arrecadação de recursos para a instituição, que hospeda crianças e acompanhantes durante o tratamento contra o câncer. (com informações da assessoria) https://www.gustavonenao.com/