top of page
Foto do escritorOpusflex

9 Dicas de como montar um escritório pequeno

Atualizado: 5 de dez. de 2022

Recentemente, li no jornal sobre o aumento do preço do aluguel de salas comerciais, para escritórios. Ao mesmo tempo, que muitas empresas, optando pelo modelo de trabalho híbrido (onde os colaboradores alternam entre o trabalho remoto e presencial, revezando nos postos de trabalho), buscavam escritórios menores para se instalar.


Pensando nisso, resolvi separar 10 (9 mais bônus) dicas de como montar um escritório pequeno:


Antes de entrar nas dicas, preciso ressaltar que escritório pequeno, não significa falta de conforto, ou mesmo espaço. Inclusive, dependendo do projeto, um escritório pequeno pode ser muito mais eficiente, quando bem planejado, com móveis adequados ao espaço e à atividade do escritório.


Sendo assim, vamos para as dicas:


Dica n.º 1 - Organização


Use e abuse de espaços criativos para armazenamento, prateleiras próximas da mesa, gaveteiro como estrutura da mesa e armários suspensos, são uma forma criativa de otimizar o espaço, além de melhorar a dinâmica do escritório.





Sempre que possível, busque ocupar espaços "mortos", como vãos embaixo da mesa e espaços aéreos, que não comprometem o uso da mesa.


Dica n.º 2 - Formato da Mesas


A princípio, em espaços pequenos, devemos priorizar mesas do formato reto (retangulares), em detrimento das mesas no formato “L”. Mas isso não é uma regra, pois nos casos de pessoas que precisam alternar constantemente entre atividades no computador e atividades com mídia física (papeis, livros, plantas impressas, etc...), a mesa no formato “L”, é a melhor solução.

"Mesmo em pequenos espaços, sempre leve em consideração o seu tipo de atividade, na definição do mobiliário."




Dica n.º 3 - Aproveite a parede


Invista em quadros de planejamento, lousas, painéis metálicos com imãs, ou até mesmo a boa e velha cortiça. A depender da atividade exercida, esses quadros são ótimos para liberar espaço na mesa, que antes seriam destinados a pequenos lembretes, etc...





Dica n.º 4 - Esconda os cabos


Esconder o máximo possível toda a fiação que chega ou sai do computador, ajuda na otimização do espaço. Pode parecer que os fios do computador não atrapalham, mas confie em mim, quando o espaço é pouco, cada centímetro quadrado faz diferença. Sem falar na “leveza visual” que uma mesa livre de cabos nos traz.





Dica n.º 5 - Dê atenção ao projeto de iluminação


Sabemos empiricamente que ambientes bem iluminados, parecem mais amplos do que realmente são, em detrimento a ambientes escuros. No entanto, mesmo que bem iluminados, locais com sombras podem “comer” visualmente parte do espaço. Por conta disso, escritórios pequenos, merecem uma atenção especial no projeto de iluminação.





Dica n.º 6 - Use cores neutras nas paredes


Uma boa iluminação, pode perder parte do seu efeito, caso exista muitas paredes, revestimentos ou mesmo móveis com cores escuras. Dê preferência para paredes com cores claras, como branco, cinza claro e bege, bem como madeiras lisas nos móveis, ou madeiras claras, para dar sensação de amplitude.





Dica n.º 7 - Invista em uma boa cadeira de escritório


Quando trabalhamos em um escritório pequeno, temos menos espaço para nos movimentar, afinal de contas, o cafezinho e o banheiro, estão logo ali, não é mesmo? Neste caso, cadeiras de escritório melhores, nos ajudarão a ficar mais tempo sentados, sem perder a concentração. No entanto, isso não é desculpa para abrir mão de pequenas pausas durante do dia, combinado?





Dica n.º 8 - Invista em móveis planejados


Se em um grande espaço, o uso de móveis planejados, é uma questão estética, nos escritórios pequenos, é uma questão de sobrevivência, afinal de contas, não podemos abrir mão de nenhum espaço disponível, logo, aquela mesa que cabe, mas sobra um pouquinho, ganha ares de vilã, quando usada em escritórios menores. Mas o inverso também é verdadeiro, afinal de contas, móveis que poderiam ser um pouco menores, podem ser cruciais na hora de manter os corredores dentro das medidas adequadas.




Dica n.º 9 - Utilizar mesas grandes, e compartilhá-las


Um escritório pequeno, não necessariamente está condenado a receber somente móveis pequenos. Por vezes, podemos optar por mesas maiores (com as do tipo plataforma), que são usadas por mais pessoas, e mesmo sendo maiores, acabam ocupando um espaço “percapita” menor. Isso também vale para armários, que podem ter várias portas com fechaduras individuais, atendendo um número maior de pessoas. Somando todos esses móveis, mesmo que maiores, o espaço final ocupado, pode ser menor de que muitos armários pequenos.





E por fim, a dica bônus: Procure a ajuda de um profissional de projetos


Um profissional, seja ele de arquitetura ou decoração, será muito útil, para fazer “tudo caber”. Você vai se surpreender com o quanto um bom projeto vai deixar o seu pequeno escritório, até melhor que um escritório grande.


E se você está procurando móveis para mobiliar o seu escritório, seja ela grande ou pequeno, você pode contar com a Opusflex no fornecimento de mesas, armários e cadeiras, feitas sob encomenda para o seu escritório.

Comments


bottom of page